Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

PANORAMA NACIONAL V

E-mail Imprimir

Nesta seqüência da série Panorama Nacional, o site da Fenaci entrevista os presidentes do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Goiás, Antônio Mesquita, e do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Espírito Santo, Ary Bastos, que compartilham a fé no bom momento da economia em seus estados e nos efeitos positivos que este cenário proporciona para a categoria como um todo e para o movimento sindical em particular.



Análise do mercado regional, da situação da categoria e da atuação do sindicato

Antônio Mesquita O mercado imobiliário de Goiás começou 2012 de uma maneira muito firme, mas sem aquela euforia de outros anos, com uma perspectiva de crescimento entre 8% a 12%. Nós tivemos algumas turbulências em relação a tabela de honorários e, por conta disso, o sindicato, como representante da categoria realizou uma série de reuniões com o Secovi, a Ademi e o Creci, onde chegamos a um denominador comum onde foi reconhecido que o Corretor de Imóveis é um profissional liberal, e como tal deve emitir notas fiscais ou Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) para as empresas imobiliárias, eliminando esta turbulência. O sindicato também tem atuado junto às empresas oferecendo cursos e palestras que são bastante requisitados inclusive por empresas do interior do estado.

Estamos inaugurando para muito breve uma nova sede, de mais de 500 m2, que era a antiga sede do Creci-GO. Essa nova sede foi conseguida através de uma licitação e as obras de reforma estão em pleno andamento, inclusive com a instalação de um auditório para 80 pessoas. Por tudo isso, podemos afirmar que o sindicato começou o ano com muita força e vontade de trabalhar pelos seus associados. Na área da qualificação profissional, criamos a Unimóveis e estamos realizando um trabalho itinerante, e também dentro da nossa própria casa, oferecendo uma série de cursos de fundamental importância para o melhor exercício da profissão.

Hoje nós temos cursos de loteamento, contrato imobiliário, locação de imóveis urbanos, matemática financeira com HP 2, documentação imobiliária, marketing imobiliário e técnica em vendas, além de parceria com universidades para cursos de Gestão Imobiliária, em nível superior, além do TTI,  técnico em transações imobiliárias.

O sindicato também oferece para os Corretores de Imóveis um seguro de vida em grupo no valor de R$ 25 mil para morte acidental, e R$ 25 mil por invalidez causada por acidentes. O sindicato ainda oferece cerca de 1.220 convênios na área de saúde, odontológica, estabelecimentos comerciais variados, farmácias, etc. Recentemente fechamos um convênio pioneiro com o Banco do Brasil, já homologado pelo Banco Central, através do qual os financiamentos oferecidos pelo BB serão canalizados para os Corretores de Imóveis associados via Sindimóveis-GO, trazendo grandes vantagens para os profissionais, principalmente em relação ao repasse das comissões. Estes financiamentos do banco também serão estendidos para os corretores de imóveis e, o que é melhor, com taxas diferenciadas. Este é, com certeza, um dos grandes trabalhos realizados neste ano pela direção do sindicato.

Podemos creditar neste bom momento do Sindimóveis em Goiás em função das excelentes relações que mantemos com todos os agentes do mercado, atuando em esquema de mão dupla, sempre com o intuito de fortalecer o Corretor de Imóveis e, consequentemente o mercado imobiliário como um todo.

Ary BastosNós, aqui do sindicato entramos o ano de 2012 em uma nova sede, e estamos oferecendo um curso presencial de qualificação profissional na área de desenvolvimento da atividade de Corretor de Imóveis, e conjuntamente desenvolvendo parcerias e convênios na área de saúde, além da oferta de descontos em geral em um amplo leque de estabelecimentos comerciais parceiros, além de convênios com o Sistema S (Sesc, Senai), e rede de seguros sociais.

Enfim, neste ano, estamos empenhados em preparar a categoria para algo extraordinário. Em 2012 o estado do Espírito Santo vai despontar na economia nacional, especialmente em função do desempenho do setor de petróleo e gás. Recebemos recentemente a notícia do início das obras do porto da Petrobras, que será o primeiro porto a atender os interesses da exploração da camada do pré-sal, onde serão gerados de imediato mais de 12 mil empregos diretos e 25 mil indiretos.

Fora a cadeia do petróleo e gás, também tem o setor siderúrgico que vai movimentar bastante a economia, dentre outros setores que se beneficiam com o crescimento vertiginoso do estado. Contamos também, como fator de crescimento, a crise econômica internacional. Recebemos constantemente a visita de delegações européias que tem como objetivo investir nas diversas oportunidades econômicas oferecidas pelo estado.

Para atender a esta enorme demanda, o Corretor de Imóveis capixaba tem de estar preparado para melhor receber e atender a esta enorme clientela que vai obviamente necessitar de novas moradias. Mais do nunca o Corretor de Imóveis precisa se tornar um consultor qualificado. Para isso entendemos a importância de oferecer cursos de inglês e espanhol básicos, a necessidade de ampliar conhecimentos na oferta de grandes áreas e serviços de logística, conhecimento na área de viabilidade econômica de projetos, enfim, cursos que oferecerão uma maior qualificação aos profissionais, representando um maior retorno econômico aos Corretores de Imóveis. Esta, no nosso entendimento, é a grande missão do Sindimóveis-ES, trabalhar para capacitar ao Corretor de Imóveis condições para um melhor exercício profissional, a altura dos novos desafios que se descortinam.

Outra grande luta aqui no Espírito Santo diz respeito a aprovação do Projeto de Lei que trata da figura do Corretor de Imóveis Associado. Juntamente com a Fenaci, apoiamos a aprovação do projeto, que permitirá um melhor acompanhamento do interesse da categoria, uma vez que os contratos serão homologados pelos sindicatos regionais, o que garantirá uma maior proteção aos interesses dos Corretores de Imóveis. E, por fim, o sindicato está lançando em parceria com a Welcome Cards, o cartão de afinidade exclusivo para o corretor de imóveis, que vai proporcionar, além das vantagens já oferecidas com as empresas conveniadas, uma série de outras vantagens em descontos e financiamentos para a categoria.


Participação dos Sindimóveis e da categoria no XXIV CONACI

Antônio Mesquita - Na história dos Conaci’s, o estado de Goiás sempre se destacou em participar ativamente e de levar grandes caravanas de Corretores e Corretoras de Imóveis, como foi o caso de Foz do Iguaçu, de Fortaleza e, mais recentemente de Florianópolis onde o grande destaque foi a delegação feminina. Goiás também se destaca por sempre enviar palestrantes qualificados que brilham durante os congressos. Para este próximo congresso em São Paulo já estamos trabalhando com afinco para marcar significativamente a nossa participação no evento.

Ary BastosAs nossas expectativas em relação ao XXIV Conaci são as melhores possíveis. Penso que será o melhor de todos, tendo em vista os cuidados que estão sendo tomados em relação à sua realização, ao momento excepcional da economia nacional, ao bom momento vivido pela categoria. A adesão aqui no estado tem sido muito grande, o que nos faz esperar uma grande caravana capixaba. Também vamos preparar com bastante carinho nossa participação nos debates e palestras, para participar efetivamente deste que, repito, espero vir a se tornar o maior Conaci da história.