Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

SIMPLES NACIONAL PODE GANHAR NOVAS CATEGORIAS

E-mail Imprimir

No mês de setembro, parlamentares devem apresentar projetos para fazer mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que determina como deve funcionar o Simples. Na última semana houve debates sobre as propostas iniciais.
Uma das ideias é incluir novas atividades no Simples. Entre elas, estão representação comercial, administração ou locação de imóveis de terceiros, jornalismo, publicidade e profissionais da área da saúde como dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos.
Hoje há mais de 6,6 milhões de pessoas jurídicas regidas pelo Simples, incluindo 2,5 milhões de empreendedores individuais. Se discute também aumentar o teto para as licitações exclusivas para pequenos negócios. Hoje, as licitações de até R$ 80 mil são exclusivas para empresas desse tamanho. A ideia é elevar para R$ 120 mil.
Corretores de imóveis
A FENACI (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis) tem desenvolvido um intenso trabalho a fim de ampliar o debate sobre a inclusão dos corretores de imóveis no Simples Nacional e, para isto, defende revogação do parágrafo XI, do artigo 17, da Lei do Simples Nacional que exclui algumas categorias profissionais do Supersimples.
Para a Federação, da forma com foi colocado no texto, este parágrafo é discriminatório.
Diversos parlamentares tem sido procurados e demonstrado apoio a esta questão. Entre eles, o deputado Guilherme Campos (PSD-SP), que tem ajudado bastante a Federação, e o senador José Pimentel (PT-CE), que tem sido um defensor da inclusão do corretor no Simples Nacional.

Fonte: Com Portal Gente & Mercado