Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

PROFISSIONAIS LIBERAIS E LIDERANÇAS POLÍTICAS PARTICIPAM DA ABERTURA DO XXIV CONGRESSO NACIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS

E-mail Imprimir

Lideranças políticas, corretores de imóveis e representantes de diversas categorias de profissionais liberais do País prestigiaram a solenidade de abertura do XXIV Congresso Nacional de Corretores de Imóveis - Conaci, que aconteceu no dia 16 de setembro, no Credicard Hall, em São Paulo. Esta edição do Conaci tem como tema “Novas Regras, novos públicos, novos horizontes”, e será realizada até o dia 19 de setembro, no Transamérica Expo Center, na zona sul da capital. O evento é voltado para profissionais de corretagem, estudantes e públicos de diversas áreas, que desejam aprimorar seus conhecimentos no ramo imobiliário.

A solenidade também foi realizada em comemoração aos 70 anos da  aniversário da outorga da carta sindical do Sindicato dos Corretores de Imóveis no estado de SP, 50 anos da lei que regulamenta a profissão de corretor de imóveis, 14º aniversário da fundação da Escola Brasileira de Ensino a Distância – EBRAE e 10º aniversário da instituição da Universidade Corporativa – UNISciesp. O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo- Sciesp, Alexandre Tirelli fez a abertura oficial do evento, juntamente com  pelo presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis - FENACI, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, cuja entidade é organizadora do Conaci, já realizado em todo o País, e que se encontra em sua 24ª edição.

Representantes do poder público  marcaram presença no evento, como o ministro do Esporte, Aldo Rebelo;  o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo,  Luiz Carlos Quadrelli, o deputado federal, Arnaldo Faria de Sá ( PTB-SP); o deputado estadual Coronel Edson Ferrarini (PTB-SP); o  deputado estadual, Itamar Borges (PMDB-SP) e  a deputada estadual, Célia Leão (PSDB–SP). Participaram ainda o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, Francisco  Antonio Feijó; o secretário do Controle Urbano da cidade de São Paulo e presidente emérito da Sciesp, Orlando de Almeida; o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro da Silva; o presidente do Conselho ;Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo – CRECI SP, José Augusto Viana Neto; e representantes do setor da Construção Civil, como o empresário Romeu Chap Chap; dentre outros. A Classe Contábil foi representada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar, e pelo presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp, Almir da Silva Mota.

Na ocasião, o Sciesp homenageou profissionais corretores de imóveis que mais se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ou em defesa da profissão. O deputado estadual Edson Ferrarini e o presidente da OAB – SP, Marcos da Costa, entregaram o título “Consultor Imobiliário” aos profissionais Moacir Sampaio Xavier Filho e Mauro Capasso, pela dedicação e esforços na busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento profissional.

Já o título de “Corretor Emérito 2012” foi entegue aos corretores Ângelo Frias Neto, Aparecido Alves Viana e Demerval Machado Rodrigues de Melo, pelo secretário estadual, Luiz Carlos Quadrelli; pelo secretário geral da União Geral dos Trabalhadores- UGT, Canind é  Pegado e  pelo presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Almir da Silva Mota.

A medalha “O Conciliador”, maior honraria da classe dos corretores de imoveis, criada em 2003 e concedida aos profissionais que apresentaram conduta exemplar na sua profissão, foi outorgada, durante o evento, ao ministro dos Esportes  Aldo Rebello, que a recebeu das mãos do reitor da UNISciesp, Paulo Natanael de Souza.

Também foram merecedores do título o  engenheiro e corretor de imóveis, atual presidente da Câmara de Valores Imobiliários, Francisco Régis Nara Perez, que a recebeu das mãos do  presidente do CRECI SP, José Augusto Viana Neto .

A Comissão de outorga, composta por diversas lideranças, entre elas o presidente da CNPL, Francisco Antonio Feijó, entregou a honraria também à Janice Agostinho Barreto Ascari.


Os deputados estaduais Itamar Borges (PMDB-SP) e Coronel Edson Ferrarini, foram homenageados com o título de “Corretor Honorário” como personalidades de destaque na sociedade pela defesa de melhores condições de atuação da categoria, prêmio que foi entregue aos homenageados pelas mãos de Orlando de Almeida e Eduardo Ferreira Lafraia.“A Assembleia Legislativa do Estado de São  Paulo tem se colocado à disposição para apoiar, valorizar e reconhecer a importância do Sindicato, dos Conselhos, dos corretores de imóveis e da profissão”, afirmou Itamar Borges, ao receber a homenagem.

Em seu pronunciamento, o presidente da FENACI, Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, enfatizou a importância do reconhecimento do profissional corretor de imóveis pelos representantes da categoria e principalmente pelas autoridades presentes. “É uma satisfação, orgulho e uma responsabilidade muito grande saber que há 55 anos, um grupo de sindicatos criou o primeiro Congresso Nacional pela busca da regulamentação profissional do corretor, e que hoje já  é um evento consolidado, realizando sua 24ª edição”, lembrou Azevedo.

Texto: Paloma Minke

Edição: Lenilde De León