Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Certificação Digital já é obrigatória para o relacionamento das entidades sindicais com o Ministério do Trabalho e Emprego

E-mail Imprimir

Conheça aqui o passo a passo para certificar a sua entidade.

A partir de 02 de abril de 2013, todas as solicitações de Atualização Sindical (SR), Pedido de Registro (SC), Pedido de Alteração (SA), Atualização de dados perenes (SD), sejam de endereço, dirigentes ou filiação, somente serão validadas se feitas através de certificação digital junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A Assessora Sindical da Confederação Nacional das Profissões Liberais – CNPL, Zilmara Alencar, recomenda aos dirigentes sindicais ligados às profissões liberais para que procedam o quanto antes à certificação de suas entidades, não só pela agilidade na interlocução das demandas sindicais junto ao ministério, quanto no que diz respeito ao sigilo, segurança e confiabilidade dos dados e informações tanto das entidades, quanto de seus dirigentes.

“Casos como alteração de dados e filiações, que podiam ser efetuados mediante a obtenção de CNPJ de entidade, ou CPF de dirigente, causando enorme confusão e transtornos, não mais ocorrerão após a implementação da certificação digital, uma vez que a mesma proporcionará uma senha exclusiva, através da qual será feita toda a interlocução da entidade com o MTE”, explica a assessora.

Ainda de acordo com Zilmara, a certificação digital é o primeiro passo na busca de mais modernidade e segurança nas relações entre as entidades sindicais e o ministério do Trabalho e Emprego.

“Vamos propor a extinção da circulação de papéis nas demandas entre as entidades e o MTE, buscando criar o encaminhamento eletrônico, nos moldes do que já ocorre com a Justiça. Um grande benefício advindo dessa modernização, de cara, é a diminuição dos custos com deslocamento de dirigentes até Brasília para resolver questões relativas às suas entidades”, comemora Zilmara Alencar.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria Sindical /Comitê de Divulgação CNPL