Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

COMUNICAÇÃO E SUCESSO CAMINHAM JUNTOS, DIZ ESPECIALISTA QUE PARTICIPARÁ DO FORECI

E-mail Imprimir

“Quem se comunica melhor tem maiores chances de sucesso na vida pessoal e profissional e, de modo particular, o corretor de imóveis tem o desafio único de lidar com o mais importante sonho do brasileiro, que é o da casa própria. Descobrir exatamente o que o cliente quer,manter a cordialidade em situações difíceis, reunir as melhores condições para uma negociação integrativa, que atenda aos interesses de todos, e transformar esse cliente em freguês fiel e encaminhador de novos clientes são aspectos importantes desta relação.”

A autora deste comentário é a fonoaudióloga Mara Behlau, PhD, consultora em Comunicação Humana e também coach com especialização em executivos pelo NeuroleadershipGroup.

A doutora Mara está entre os palestrantes do Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci), evento que acontece dia 2 de julho, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, promovido pela Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis) juntamente com os sindicatos filiados, entidades do setor e apoio de parceiros preferenciais.

Ferramenta principal do corretor – A comunicação, segundo Mara, é a principal ferramenta do corretor de imóveis e sua competência comunicativa deve ser similar à dos grandes comunicadores, ou seja, ele deve ter o domínio tanto dos aspectos de fala como dos de escuta.

“Comunicação é uma via de mão dupla e é preciso ser competente em falar e escutar. Os principais comportamentos de fala que observamos nos bons comunicadores são: captar e manter a atenção do ouvinte, influenciar o outro com a comunicação, fazer as pessoas lembrarem o que foi dito, deixar o outro falar sem interrompê-lo e ter suas sugestões, críticas e feedback bem recebidos”, explica  a palestrante, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, disciplina que leciona na pós-graduação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Ainda de acordo com Mara, os principais comportamentos de escuta observados nos comunicadores de sucesso são os seguintes:

“Prestar atenção nas informações verbais e não verbais do interlocutor, mostrar interesse genuíno no que é dito, deixar o outro falar sem interrompê-lo, memorizar fatos e características do outro e usá-los ativamente, além de receber bem críticas, sugestões e feedback.  Tudo isso pode ser desenvolvido a partir de uma autopercepção de suas principais características”, ensina.

Um verdadeiro consultor – O corretor de imóveis, para a especialista, exerce o papel de um verdadeiro consultor, para o que geralmente é a compra mais desafiadora, o negócio mais importante da vida do cliente.

“Na era da informação, os dados viajam à velocidade da luz, há muita informação disponível na internet, e a conscientização da importância da comunicação, por parte dos corretores, é vital para a sobrevivência desse segmento de negócios. As pessoas estão cada vez mais bem informadas e céticas em relação às atitudes das empresas e o negócio imobiliário não está fora dessa tendência. Estar disponível e acessível ao cliente, conquistando sua confiança é facilmente obtido pela valorização das oportunidades de comunicação”,  garante a palestrante do Foreci.

Apesar de entender que a competência comunicativa é“um conceito multidimensional complexo, com aspectos culturais, ocupacionais e individuais”, Mara salienta que ela“pode ser melhorada de modo intencional e com estratégias simples e passíveis de aplicação imediata”.

“É interessante observar que até mesmo pequenas modificações podem produzir impactos positivos. Em minha apresentação, ilustrarei vários desses aspectos com vídeos e trechos de filmes, para sensibilizar os participantes do Foreci sobre as mudanças necessárias”, promete.

Conteúdo e informação – Mara participará do Foreci de São Paulo com a palestra Comunicação como ferramenta do sucesso. Outros especialistas completam o time encarregado de levar conteúdo e informação aos profissionais corretores imobiliários. Confira:

Teotonio Costa Rezende, diretor-executivo de Habitação da Caixa que abordará o tema Crédito Imobiliário e financiamento. Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios, Teotonio é graduado em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Eduardo Terra, mestre em Administração, com ênfase em Negócios do Varejo, pela FEA-USP, que falará sobre O novo perfil do comprador de imóveis no Brasil. Professor dos Cursos de MBA e Pós Graduação de Varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração), Terra aparece constantemente na mídia como autor de artigos sobre sua área de atuação. Tem também diversos livros publicados.

Economia no Brasil: momento atual e perspectivas é a palestra de Denise Campos de Toledo, jornalista formada pela ECA-USP, com curso de Economia na PUC-SL. Ela é comentarista de economia dos jornais do SBT e da rádio Jovem Pan, onde também apresenta diariamente o programa “Nosso Rico Dinheirinho”.

Inscreva-se já – As inscrições para o Foreci podem ser feitas on-line acessando www.foreci.com.br. Mais informações ligar para (11) 3875.0635 e (11) 3865.5354. É importante lembrar que as vagas são limitadas.