Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

MADURO, CLIENTE EXIGE CADA VEZ MAIS DOS NOVOS EMPREENDIMENTOS, AFIRMA PALESTRANTE DO FORECI

E-mail Imprimir

“O mercado imobiliário brasileiro está em pleno desenvolvimento. Vivemos uma fase de grande profissionalização das empresas do setor e um amadurecimento do consumidor, que exige cada vez mais bons empreendimentos, bom atendimento, transparência nas relações. Além disso temos o crédito imobiliário que vem batendo recordes de volume e que cada vez mais será um aliado do mercado imobiliário.”

O comentário é do professor Eduardo Terra, mestre em Administração, com ênfase em Negócios do Varejo, pela FEA-USP, que falará sobre O novo perfil do comprador de imóveis no Brasil, numa das palestras que compõem o Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci), que tem a primeira edição do ano prevista para o dia 2 de julho, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. O Foreci é uma promoção da Fenaci, juntamente com os sindicatos filiados, entidades do setor e apoio de parceiros preferenciais.

Professor nos cursos de MBA e de Pós-Graduação de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA), Eduardo Terra acredita que, mais do que definir um perfil do comprador de imóveis no Brasil, “precisamos definitivamente trabalhar de uma forma clara o conceito da segmentação”.

Futuro está na segmentação – “Aqueles empreendimentos que eram feitos, de certa forma, para todo tipo de consumidor estão com os dias contados. Dentro da segmentação temos alguns destaques. O mercado single cresce muito no Brasil e traz empreendimentos pequenos, modernos e recheados de serviços”, exemplifica Terra, destacando outros aspectos do mercado imobiliário nos dias de hoje.

“As famílias estão menores e buscando lazer dentro de suas casas, o que vem trazendo condomínios cada vez mais com lazer integrado. O brasileiro também está ficando mais velho. Temos de estar preparados para a terceira idade, que exige alguns cuidados com acesso fácil a transporte e hospitais, serviços médicos e de cuidadores e lazer voltado para outras atividades”, enumera o professor, lembrando outra preocupação frequente entre os compradores de imóveis no País.  

“O brasileiro está também cada vez mais preocupado com a segurança e com o meio ambiente o que deve mudar muito o perfil dos novos empreendimentos”, arremata.

Valorização do corretor de imóveis – Por tais razões, o corretor de imóveis, segundo Terra, deve, em primeiro lugar, entender quem é o seu cliente dentro dos segmentos existentes e que características ele valoriza em um empreendimento imobiliário, para, a partir daí, “buscar uma boa seleção de ofertas e conduzir o atendimento com transparência e confiança”.

Na opinião do especialista, o corretor de imóveis é um elo da indústria imobiliária que ainda deve passar por grandes mudanças.

“O ato de vender se torna cada vez mais estratégico com o aumento das ofertas. A venda de um empreendimento é algo difícil e de muito valor agregado. Em diversos países, entre eles os Estados Unidos, o corretor de imóveis é muito valorizado e vem se profissionalizando cada vez mais. Isto deve também ocorrer no Brasil. Por isso é importante que o profissional esteja atento a todas estas mudanças e adaptado a este novo consumidor brasileiro”, orienta o professor Eduardo Terra.

Além dele, o Foreci edição São Paulo terá como palestrantes os seguintes especialistas:

Teotonio Costa Rezende, diretor-executivo de Habitação da Caixa que abordará o tema Crédito Imobiliário e financiamento. Mestre em Gestão e Estratégia de Negócios, Teotonio é graduado em Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Economia no Brasil: momento atual e perspectivas é a palestra de Denise Campos de Toledo, jornalista formada pela ECA-USP, com curso de Economia na PUC-SL. Ela é comentarista de economia dos jornais do SBT e da rádio Jovem Pan, onde também apresenta diariamente o programa “Nosso Rico Dinheirinho”.

Doutora Mara Behlau, PhD, que, entre outras qualificações, é fonoaudióloga e consultora em Comunicação Humana. Ela, que  também é coach com especialização em executivos pelo Neuroleadership Group, abordará o tema Comunicação como ferramenta do sucesso.

Ainda não se inscreveu? – As inscrições para o Foreci podem ser feitas on-line acessando www.foreci.com.br.

Mais informações ligar para (11) 3875.0635 e (11) 3865.5354. É importante lembrar que as vagas são limitadas.