Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir

ESTUDO DE CONTRATOS IMOBILIÁRIOS É VITAL PARA O
CORRETOR, AFIRMA PALESTRANTE DO FORECI GOÂNIA

“O corretor de imóveis precisa avançar muito mais no estudo dos contratos imobiliários, para desmistificar as leis que os envolvem, as quais, ao contrário do que se pensa, não são só de interesse dos advogados e dos magistrados.

”A afirmação é do advogado Paulo Roberto Xavier, corretor de imóveis e, entre outras qualificações, pós-graduado em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.

Com o tema Questões relevantes nos contratos imobiliários e nas escrituras, Xavier está entre os palestrantes do Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci), que acontece em Goiânia (GO), nos dias 1 e 2 de agosto, numa promoção da Fenaci em conjunto com os sindicatos filiados e entidades do setor e apoio de parceiros preferenciais.

Autor do livro de bolso "Compra e Venda de Imóveis: Conscientize-se”, Xavier entende que “todos os corretores de imóveis deveriam ter o Código Civil com legislação complementar, cujo exemplar mais vendido no mercado está em torno de R$ 40”.

“Quando a ‘ficha cair’, o corretor de imóveis perceberá que é ele quem faz de 80% a 90% da escritura pública, pois, quando aproxima vendedor e comprador para a assinatura do ‘Recibo de Sinal e Princípio de Pagamento’, ele está também fazendo a escritura de compra e venda, já que o referido instrumento particular trará, por exemplo, a qualificação das partes, a descrição do imóvel e a sua respectiva matrícula, a origem do título aquisitivo do vendedor, o valor da venda e a forma de pagamento, o vencimento e o lugar do cumprimento da obrigação, o responsável pela despesa e obtenção das certidões etc., cuja fotocópia será entregue ao escrevente para, podemos assim dizer, meramente formalizar o ato.”

Além disso, conclui Xavier, o corretor de imóveis, em regra, obtém as certidões e processa a guia do imposto de transmissão, os quais também serão entregues na mão do representante do notário.

CORRETAGEM PREVENTIVA – Em sua palestra em Goiânia, Xavier pretende chamar a atenção do corretor de imóveis para o fato de que ele “é um técnico com grande responsabilidade, pois trabalha com institutos importantíssimos para o mundo do Direito e para a sociedade brasileira”.

“Embora não se dê conta, a sua rotina diária está toda, em detalhes e de forma expressa, na legislação mais importante do País depois da Constituição da República, que é o Código Civil. Os cuidados que devem ser adotados pelo corretor de imóveis se iniciam no Código Civil e prosseguem em outras legislações federais, estaduais e municipais. A palestra objetiva ressaltar a importância da ‘corretagem preventiva’, por meio do destaque de questões que em geral passam despercebidas pelo corretor de imóveis”, resume.

De acordo ainda com Xavier, que é professor do Curso de Direito da Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio – Direito Imobiliário e Responsabilidade Civil –, “tal qual a maioria dos brasileiros, sejam leigos ou profissionais, o corretor de imóveis precisa fazer as pazes com a lei, pois é onde tudo começa e tudo termina”.

Para Xavier, “a história de qualquer ser humano está contada no Código Civil, do nascimento até o falecimento, sendo que este último é o inventário. A lei deve ser vista como uma aliada, principalmente para os que estão em atividade, seja profissional liberal ou empresa. É chegada a hora de o corretor de imóveis perceber que o conhecimento da legislação imobiliária é uma poderosa ferramenta que deve ser usada como técnica de vendas, porque tudo gira em torno da lei, inclusive a mera abordagem ao cliente, seja qual for o meio, ainda que por segundos”.

“O conhecimento da legislação imobiliária, que, ressalte-se, vai muito além da mera informação, conjugado com a atuação preventiva, permitirá ao corretor de imóveis eliminar ou, ao menos, reduzir significativamente os conflitos extrajudiciais e judiciais, o que trará melhor aplicação de seu tempo e uma atuação muito mais efetiva e eficaz”, explica o professor Xavier, ressaltando o Foreci “como uma rara oportunidade do maior número possível de corretores de imóveis subirem o degrau seguinte da pirâmide, cujo ápice é a profissionalização”.

Para finalizar, Xavier deixa um recado a quem é ou pretende enveredar pela profissão de corretor de imóveis: “Além da habilitação profissional e da atuação ética: estudar de forma contínua e aprofundada”.

TIME DE PRIMEIRA – O Foreci de Goiânia terá ainda as seguintes palestras:

Crédito imobiliário e financiamento – Cleomar Dutra Ferreira, gerente da Superintendência da Caixa Econômica Federal de Goiás;

 

Comunicação como ferramenta de sucesso – Mara Behlau, fonoaudióloga especialista em voz e consultora em comunicação humana;

 

Da captação ao fechamento de negócios imobiliários – Paulo Cezar Mansor de Oliveira, corretor de imóveis, consultor e assessor para empresas incorporadoras;

 

CURSO INTERNACIONAL – Um dos pontos altos do evento será o curso TRC (Transnational Referral Certification), que mostra como conduzir negócios Imobiliários internacionais.

O curso será ministrado pelo administrador, advogado e doutor em relações internacionais Laerte Temple, diretor-superintendente do Secovi-SP e professor da PUC-SP e da ESPM.

 

INSCREVA-SE JÁ! – O Foreci de Goiânia acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Auditório do CRECI/5ª Região/GO, na Rua 56, Palácio dos Colibris, 390, Jardim Goiás.

Faça agora mesmo sua inscrição, pois as vagas são limitadas. Mais informações ligue para (62) 3942.6530 ou acesse foreci.com.br. Para fazer sua inscrição on-line foreci.com.br/index.php/inscricoes.