Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir

NO FORECI CURITIBA ESPECIALISTA FALA SOBRE
A EVOLUÇÃO DO COMPRADOR DE IMÓVEIS NO PAÍS

Para o professor Eduardo Terra, mestre em Administração com ênfase em Negócios do Varejo pela FEA-USP, o mercado imobiliário brasileiro passe por um momento de pleno desenvolvimento.

“Vivemos uma fase de grande profissionalização das empresas do setor e um amadurecimento do consumidor, que exige cada vez mais bons empreendimentos, bom atendimento, transparência nas relações. Além disso temos o crédito imobiliário que vem batendo recordes de volume e que cada vez mais será um aliado do mercado imobiliário.”

O novo perfil do comprador de imóveis no Brasil, a ser proferida por Eduardo Terra, é uma das palestras que compõem o Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci), que acontece que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório Professor Ulysses de Campos, na Universidade Federal do Paraná, numa promoção da Fenaci em conjunto com os sindicatos filiados e entidades do setor e apoio de parceiros preferenciais

Professor nos cursos de MBA e de Pós-Graduação de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA), Eduardo Terra acredita que, mais do que definir um perfil do comprador de imóveis no Brasil, “precisamos definitivamente trabalhar de uma forma clara o conceito da segmentação”.

SEGMENTAÇÃO É O FUTURO – “Aqueles empreendimentos que eram feitos, de certa forma, para todo tipo de consumidor estão com os dias contados. Dentro da segmentação temos alguns destaques. O mercado single cresce muito no Brasil e traz empreendimentos pequenos, modernos e recheados de serviços”, exemplifica Terra, destacando outros aspectos do mercado imobiliário nos dias de hoje.

“As famílias estão menores e buscando lazer dentro de suas casas, o que vem trazendo condomínios cada vez mais com lazer integrado. O brasileiro também está ficando mais velho. Temos de estar preparados para a terceira idade, que exige alguns cuidados com acesso fácil a transporte e hospitais, serviços médicos e de cuidadores e lazer voltado para outras atividades”, enumera o professor, lembrando outra preocupação frequente entre os compradores de imóveis no País.

“O brasileiro está também cada vez mais preocupado com a segurança e com o meio ambiente o que deve mudar muito o perfil dos novos empreendimentos.”

CORRETOR TEM DE ESTAR ATENTO – Por tais razões, o corretor de imóveis, segundo Terra, deve, em primeiro lugar, entender quem é o seu cliente dentro dos segmentos existentes e que características ele valoriza em um empreendimento imobiliário, para, a partir daí, “buscar uma boa seleção de ofertas e conduzir o atendimento com transparência e confiança”.

Na opinião do especialista, que foi muito aplaudido no Foreci São Paulo, em julho, o corretor de imóveis é um elo da indústria imobiliária que ainda deve passar por grandes mudanças.

“O ato de vender se torna cada vez mais estratégico com o aumento das ofertas. A venda de um empreendimento é algo difícil e de muito valor agregado. Em diversos países, entre eles os Estados Unidos, o corretor de imóveis é muito valorizado e vem se profissionalizando cada vez mais. Isto deve também ocorrer no Brasil. Por isso é importante que o profissional esteja atento a todas estas mudanças e adaptado a este novo consumidor brasileiro”, orienta o professor Eduardo Terra.

MAIS PALESTRAS – Além dele do perfil do novo comprador de imóveis, o Foreci Curitiba terá as seguintes palestras:

Técnicas em Vendas
. O tema será apresentado pelo engenheiro civil e professor
Luiz Paulo Orelli Bernardi.

Comunicação como ferramenta de sucesso. A doutora Mara Behlau, fonoaudióloga especialista em voz e consultora em comunicação humana, é quem apresentará a palestra que já empolgou o público nos Foreci de São Paulo e de Goiânia.

Questões relevantes nos contratos imobiliários e nas escrituras. Corretor de Imóveis e advogado, Paulo Roberto Xavier com certeza vai prender totalmente a atenção da plateia, como fez em Goiânia, pois o assunto é fundamental para o exercício da profissão de corretor de imóveis.

A importância da fotografia no mercado imobiliário. O assunto será tratado por Diego Ramos, diretor da Fotografia Imobiliária, empresa pioneira do setor. Sua palestra fez grande sucesso no Foreci de Porto Alegre.

CURSO INTERNACIONAL – Outro grande destaque do Foreci Curitiba é Transnational Referral Certication (TRC), curso que prepara o corretor de imóvel para conduzir negócios internacionais.

Ministrado pelo mestre em administração e doutor em relações internacionais Laerte Temple, o TRC ensina como fazer e receber indicações de clientes mundiais para parceiros em um dos mais de 40 países que participam do consórcio obtendo uma remuneração por isso.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO – As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas acessando-se
http://www.foreci.com.br/index.php/inscricoes.

Para mais informações, ligue (41) 3223.5221.  A Universidade Federal do Paraná fica à Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, em Curitiba.