Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail Imprimir

CADA VEZ MAIS JOVEM, CORRETOR BUSCA INCLUSÃO
DIGITAL, AFIRMA PALESTRANTE DO FORECI SÃO LUÍS

Para o vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Flávio Amary, o corretor de imóveis está dia a dia mais jovem na média de idade, o que faz com que esse profissional busque cada vez mais qualificação e inclusão digital. Graduado em administração de empresas e pós-graduado em economia pela Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), Amary é um dos palestrantes do Fórum Regional dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci), que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do Hotel Veleiros, em São Luís, Maranhão, numa realização da Fenaci em conjunto com o Sindimóveis/MA , entidades do setor e apoio de parceiros preferenciais.

“Mercado imobiliário atual e perspectivas” é o tema da apresentação de Amary, que é empresário do setor e tem a sede de seus negócios em Sorocaba, interior do Estado de São Paulo. Conheça um pouco de suas ideias na breve entrevista que se segue:

Qual sua análise sobre o desempenho do mercado imobiliário nos últimos tempos?

Em linhas gerais, o mercado teve bastante crescimento nos últimos anos, não só no Estado de São Paulo, mas em todo o País. Em algumas regiões mais em outras menos, mas numa tendência que tem sido forte nos últimos anos. Também como tendência observamos, no último ano, uma adequação à realidade. Ou seja, o mercado continua crescendo, num ritmo um pouco menor e ajustando a oferta e a demanda, buscando, inclusive, o equilíbrio dos preços.

Como vice-presidente do Interior do Secovi, o que teria a dizer sobre o mercado no Estado de São Paulo?

O interior de São Paulo tem cada vez mais aumentado a sua participação proporcional não só no Estado, mas como no País. Participação econômica, inclusive, com várias indústrias se instalando, gerando bastante emprego. Embora em número menor, o interior ainda continua a receber pessoas buscando a qualidade de vida e a segurança que ainda oferece, com uma economia forte e pujante no Estado de São Paulo. As grandes cidades do interior mantém um crescimento bastante forte e proporcionalmente acima da média da cidade de São Paulo.

Como o Senhor analisa a evolução do corretor de imóvel e sua participação no mercado imobiliário?

O que a gente percebe é que esta categoria profissional está cada vez mais buscando qualificação e inclusão digital. Embora historicamente tenha sido uma carreira onde as pessoas entram no final da sua atividade profissional, cada vez mais tem diminuído a média de idade. Então, o corretor está ficando, na média, mais jovem, pelo que a gente observa. Isso traz também bastante efeito positivo na digitalização e informatização. As pessoas estão buscando cada vez mais na compra do imóvel o uso de ferramentas digitais. Os clientes perdem menos tempo nas visitas de rua e, cada vez mais, investem numa pré-seleção feita digitalmente nas suas próprias casas, às vezes com o auxílio ou não do corretor neste primeiro momento. Mas aí vem o papel fundamental do corretor em adequar a necessidade de cada família ou de cada comprador em potencial ao imóvel que mais se adapta, que mais atende a sua necessidade, seja a física, do próprio imóvel, seja a financeira da família, do próprio consumidor.  O corretor colabora para que as pessoas não deem passos além do que devem. Ele desempenha esse papel importante porque conhece o mercado e, com a experiência que possui, busca fazer com que se realize um negócio positivo tanto para o vendedor quanto para o comprador.

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – Além de palestrantes de alto nível, o Foreci São Luís terá mais edição do Transnational  Referral Certification (TRC), curso que prepara o corretor de imóveis para conduzir negócios internacionais.

Resultado de uma parceria da Fenaci com o Consórcio Internacional de Associações Imobiliárias (Icrea), o TRC é ministrado pelo mestre em administração e doutor em relações internacionais, Laerte Temple.

Veja a seguir os demais palestrantes do Foreci São Luís:

CRÉDITO IMOBILIÁRIO E FINANCIAMENTO – Palestra de Helio Luiz Duranti, que tem formação em ciências contábeis e administração, com MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Duranti é superintendente-regional da Caixa no Maranhão desde março deste ano. Na instituição, porém, já passou diversos cargos: caixa, supervisor, assistente, analista, gerente, gerente geral, gerente-regional e superintendente-regional, tendo atuado nas superintendências do Oeste de Santa Catarina, Norte Gaúcho e Vale dos Sinos/RS.

MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO – Quem dá o recado é Luiz Paulo Orelli Bernardi, engenheiro civil, bacharel em administração de empresas e direito, especialista em perícias de engenharia e avaliações pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduado em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Governo do Estado de São Paulo (IPT/ESP).

QUESTÕES RELEVANTES NOS CONTRATOS IMOBILIÁRIOS E NAS ESCRITURAS – Palestra do corretor de imóveis Paulo Roberto Xavier que tem sido muito aplaudida nos Foreci, pois trata de temas de vital importância para os profissionais do segmento. Xavier é também advogado, coordenador e professor do curso de pós-graduação em gestão e direito imobiliário do CBEPJUR/UCAM-RJ. É também professor do Curso de Direito das Faculdades Moraes Júnior Mackenzie, no Rio,  MBA executivo em negócios imobiliários e pós-graduado em responsabilidade civil e direito do consumidor.

PATRIMÔNIO DA UNIÃO – Palestra do maranhense de Arari, Jorge Luis Pinto, formado em engenharia civil em 1987  e concursado pelo antigo Dasp, sendo lotado na SPU/MA em 1986. Atualmente ocupa o cargo de superintendente do Patrimônio da União no Estado do maranhão SPU/MA, função para a qual foi nomeado em novembro de 2009.

 

DA CAPTAÇÃO AO FECHAMENTO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOSPaulo Cezar Mansor de Oliveira, corretor de imóveis, consultor e assessor para empresas incorporadoras, construtoras e imobiliárias, é quem ministrará a palestra. Mansor de Oliveira foi professor da FAAP – pós-graduação em marketing imobiliário –, e diretor de relações internacionais do Sciesp (Sindicatos de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo).

VAGAS LIMITADAS – O Fórum Regional dos Corretores de Imóveis de São Luís será realizado no Hotel Veleiros, que fica na Avenida dos Holandeses, Quadra 14, Lotes 1 e 2, Ponta D'Areia. As vagas são limitadas.

Inscrições e informações, pelo telefone (98) 3236.8646 ou acessando www.foreci.com.br/index.php/inscricoes.