Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

PRESIDENTE DA FENACI FALA SOBRE PERSPECTIVAS PARA
O CORRETOR DE IMÓVEIS EM ENCONTRO DO SECOVI-SP

Em palestra durante o Encontro Secovi do Mercado Imobiliário da Região de São José do Rio Preto, realizado ontem, dia 24/7, naquela cidade do interior paulista, o presidente da Fenaci, Joaquim Ribeiro, falou sobre as perspectivas para o corretor de imóveis neste final de 2014 e para 2015. O encontro teve também palestras do presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, e do vice-presidente do Interior do Secovi-SP, Flavio Amary.

Segundo Joaquim Ribeiro, embora o primeiro semestre tenha sido prejudicado pelo Carnaval e pela Copa do Mundo, pode se esperar bons momentos para o mercado imobiliário do País nesta segunda metade do ano.

Para Ribeiro, ao contrário do que possa parecer, as eleições são um ponto positivo dentro do cenário deste final do ano, pois, trazem insegurança aos investidores e, quando isso acontece, a melhor opção para se resguardar de possíveis prejuízos é o imóvel.

Além disso, como a economia não vai muito bem, com alguns setores muito deficitários, dinheiro difícil, muitas empresas vão disponibilizar seus ativos, para fazer caixa, o que cria oportunidades e essas oportunidades podem gerar negócios para os corretores de imóveis.

Com referência a 2015, quando se prevê um ajuste fiscal na economia, com o governo fechando as torneiras do caixa, o presidente da Fenaci afirmou que acredita na dinâmica do mercado, que não para. Há um enorme déficit imobiliário a ser suprido, financiamento para o setor e o mercado de terceiros que está sempre em ebulição.

De acordo com Ribeiro, o setor, com certeza, continuará obtendo financiamento, pois o crédito imobiliário hoje já atinge 8% do Produto Interno Bruto (PIB) e é um forte gerador de empregos e renda. Quem quer que ganhe a eleição e assuma o governo certamente não vai querer interferir negativamente nesta área.