Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

ESTUDO DO IBGE DIZ QUE DE CADA 4 IMÓVEIS ALUGADOS
UM CONSOME MAIS DE 30% DO ORÇAMENTO DO INQUILINO

O portal Exame.com postou nesta quarta-feira, 1/4, matéria sobre estudo que revela que, de cada quatro moradias alugadas nos centros urbanos do Brasil, uma consome mais de 30% do orçamento dos inquilinos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) coletados em 2013.

Segundo o estudo, quando os moradores têm renda per capita inferior a meio salário mínimo, a proporção é ainda mais perversa: metade destina ao menos 30% da sua renda para o aluguel.

VULNERABILIDADE SOCIAL – Na avaliação do estudo do IBGE, tais números podem indicar uma situação de vulnerabilidade social, já que “os gastos com moradia estarão comprimindo a renda disponível para satisfazer outras necessidades da unidade domiciliar, especialmente no caso de famílias de baixa renda”.

O problema é mais comum entre pessoas que moram sozinhas: entre os inquilinos com este perfil, 9% destinam uma parte considerável do salário para pagar o aluguel.

Veja no Clipping do Mercado a íntegra do post de Exame.com, que mostra dados do estudo para as Regiões Metropolitanas de Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Porto Alegre (RS). Acesse também no Clipping de Mercado a Síntese de Indicadores Sociais 2014, de onde as informações do estudo foram compiladas.