Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

APESAR DO CENÁRIO DIFÍCIL, ESPECIALISTAS ACREDITAM
QUE O MERCADO IMOBILIÁRIO VAI DAR A VOLTA POR CIMA

Em evento de marketing para imóveis realizado em São Paulo, nos dias 12 e 13 de maio, em que especialistas debateram os desafios atuais da economia e o que esperar para os próximos meses, ficou no ar o consenso de que apensar da gravidade da situação, há saídas e o mercado imobiliário dará a volta por cima mais uma vez.

Entre os especialistas que se apresentaram no Conecta Imobi, evento promovido pelo portal imobiliário VivaReal, estiveram os economistas Ricardo Amorim e Samy Dana, que compartilharam suas percepções em relação ao cenário atual do mercado imobiliário.

Para Amorim, as dificuldades que construtoras e corretores de imóveis têm encontrado em vender no último ano são apenas um ajuste temporário em um processo de expansão acelerada, que ainda tem um período longo pela frente.  Segundo ele, “e provável que a alta de preços desacelere ainda mais e que pequenas quedas de preços de imóveis sejam bem mais frequentes neste ano – gerando boas oportunidades para novos compradores”.

Já para o economista Samy Dana, não deve haver melhora significativa na economia brasileira neste e no próximo ano. Segundo ele, as empresas devem focar nas gerações mais jovens para garantir resultados neste período.

“A população do Brasil é jovem, 47,7% dos brasileiros estão na faixa etária até 29 anos o que é uma oportunidade para o País. Uma população jovem tende a consumir mais e isso pode ajudar a alavancar a economia”, explica Dana.

ENTENDER O CONSUMIDOR – Também participaram da segunda edição do Conecta Imobi representantes dos principais players do mercado de imóveis, que enfatizaram a necessidade de inovar para superar o momento, seja em atendimento, relacionamento com o consumidor, inteligência de mercado ou no próprio produto imobiliário.

Em sua palestra, o vice-presidente de Produto do VivaReal, Rodrigo Iannuzzi, apresentou dados sobre comportamento de quem busca imóvel na internet.

Segundo ele, “é fundamental entender o consumidor para entregar de forma mais efetiva o que ele busca. Definir estratégia com base em dados ajuda desde a incorporadora, que pode fazer ações de marketing online mais bem segmentadas, até o corretor de imóveis, que irá saber como propor o melhor imóvel para cada perfil de pessoa, por exemplo”.