Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

GERAÇÃO Y (18 A 35 ANOS) REPRESENTA 55% DOS QUE
PROCURAM IMÓVEL NA INTERNET, REVELA PESQUISA

Pesquisa realizada pelo portal de anúncios imobiliários VivaReal com sua base de usuários analisou como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet. O levantamento apontou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online (55%).

A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%), mas quando comparados às outras gerações, são os que mais procuram imóveis para aluguel (34%). Possuem preferência por imóveis de dois quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar – 40% consideram três meses um tempo suficiente para escolher um imóvel, mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.

Quando comparamos as gerações X e Baby Boomers, as diferenças diminuem. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de dois e três dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando seis meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal.

ESTAR CONECTADO É ESSENCIAL – Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação.

“Os resultados da pesquisa, em especial o item referente ao e-mail, mostram a importância de o profissional corretor de imóveis estar cada vez mais inserido na Era Digital, para dessa forma atender da melhor maneira possível todos os segmentos do mercado. Corretor que não está online já sai perdendo na disputa por um bom negócio”, comenta Joaquim Ribeiro, presidente da Fenaci.

O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.