Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

IMÓVEIS TÊM VALORIZAÇÃO REAL POR M² PARA VENDA
EM APENAS 6 DE 30 CIDADES ANALISADAS POR ESTUDO

Índice do portal de anúncios de imóveis VivaReal, aponta que no segundo trimestre deste ano apenas seis cidades no País, de 30 analisadas pelo estudo, tiveram aumento real de preço por metro quadrado para venda.

A amostra contemplou cidades de diferentes regiões do País e considerou mais de 3 milhões de imóveis usados disponíveis para compra ou aluguel.

Entre os mercados estudados, Natal (+4,59%), Fortaleza (+3,24%), Joinville (+2,17%), Goiânia (+2,12%), Niterói (+2,08%) e Sorocaba (+2,04%) apresentaram valorização real para venda no período, acima do IPCA acumulado para o segundo trimestre de 2015 (2,01%).

O índice também teve como destaque a desvalorização do preço nos dois mercados com maior valor por m² no País: Rio de Janeiro (- 3,64%) e Brasília (-1,50%).

FORTALEZA LIDERA NO ALUGUEL – No segundo trimestre do ano, de acordo com o índice, apenas cinco cidades apresentaram valorização real no preço por m² para aluguel – IGP-M acumulado de 1,88%. Em primeiro lugar ficou Fortaleza com +3,70% de valorização, seguida por Brasília (+3,66%), Natal (+2,56%), Curitiba (+2,14%) e Goiânia (+2,03%).

Levando-se em conta as cidades mais desvalorizadas, João Pessoa se destacou, com queda de 6,10%, seguida por Londrina (-3,90%), Rio de Janeiro (-3,63%) e Vila Velha (-2,84%).

SONHO DA CASA PRÓPRIA CONTINUA – Tais resultados, segundo análise do portal, contrariam o que se esperava com as mudanças recentes nas regras de financiamento para imóveis usados pela Caixa Econômica Federal.

A expectativa era que houvesse aumento da demanda por imóveis para aluguel e, consequentemente, alta nos preços. Porém, de acordo ainda com a análise, o que se observou no último trimestre foi justamente o contrário, permitindo-se concluir que o brasileiro segue em busca do sonho da casa própria.