Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

PARA PALESTRANTE DO FORECI, SINDICATOS TÊM
DE BUSCAR ALTERNATIVAS DE AMPLIAR SERVIÇOS

"Tributação: Autônomo ou Empresa? MEI e Simples Nacional" é O título da palestra que o advogado e mestre em direito, Paulo Melchor, apresentará no Fórum dos Profissionais Corretores de Imóveis (Foreci) que acontece dia 27 de agosto, em Fortaleza, Ceará. Consultor jurídico do Sebrae-SP por 20 anos nas áreas de atendimento empresarial e de políticas públicas, Melchor acredita que uma metas nas quais os sindicatos dos corretores de imóveis devem se concentrar é na busca de “alternativas no sentido de melhorar e ampliar os serviços aos seus filiados, visto que a política de contribuição sindical pode não se sustentar por muito tempo”.

Especialista em pequenas empresas, professor de direito empresarial e tributário, Paulo Melchor, entre outras atividades, é consultor e instrutor credenciado no sistema Sebrae pela empresa VMD3 Consultores Associados Ltda., na qual é sócio-diretor. Autor de mais de uma centena de cartilhas e artigos voltados aos pequenos negócios, sua palestra certamente vai agradar plenamente aos corretores de imóveis que participarem do Foreci Fortaleza.  

CARGA TRIBUTÁRIA – Em relação à sua palestra, ele resume o que deverá apresentar: “Pretendo abordar conceitos de pessoa física e pessoa jurídica no direito tributário e no direito civil, como atuantes de atividades econômicas. A ideia é ajudar os empreendedores, corretores de imóveis, a escolher a melhor forma de atuação, conforme seus rendimentos. O MEI (Microempreendedor Individual) e o Simples Nacional completam esse mesmo direcionamento da palestra, a partir da carga tributária desses regimes”.

Promovido pela Fenaci, sempre em parceria com um dos 26 sindicatos filiados à entidade, o evento de Fortaleza terá como anfitrião o Sindimóveis-CE, presidido por Maria Cristina Chaul Barbosa. O evento de Fortaleza abre a versão 2015 do Foreci, que prossegue com Vitória (ES), nos dias 1 e 2/10, São Paulo (SP), em 22/10, e Manaus (AM), no dia 20/11.

MERCADO INTERNACIONAL – A palestra que inicia o Foreci de Fortaleza – “Panorama do Mercado Imobiliário Nacional” – será apresentada por Flavio Amary, vice-presidente do Interior do Secovi/SP. Após a palestra de Flávio Amary, o presidente do Consórcio Internacional de Associações de Bens Imóveis (Icrea), Thijs Stoffer, traçará um panorama de como está o mercado imobiliário em várias partes do mundo. O Icrea congrega 45 entidades do setor no planeta, entre elas, a Fenaci.

Em seguida,o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotonio Costa Rezende, falará sobre “Crédito Imobiliário e Financiamento”.  A mesma temática contará com palestra de Maurício Antônio Quarezemin, diretor imobiliário do Banco PAN.

Joaquim Ribeiro, presidente da Fenaci, estará também entre os palestrantes, demonstrando aos presentes “Como Vender em Época de Crise”.

A fonoaudióloga Mara Behlau, por sua vez, vai tratar de um tema muito pertinente aos corretores de imóveis: “Motivação e Comunicação para Liderança e Negócios”.

O Foreci Ceará será realizado no Gran Marquise Hotel (Av. Beira Mar, 3.980, Mucuripe, Fortaleza) a partir das 8h30, iniciando com uma missa em ação de graças pelo Dia do Corretor de Imóveis.

As inscrições podem ser feitas on-line (www.foreci.com.br) ou pelo telefone (85) 3244.2150.