Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

PANORAMA NACIONAL

E-mail Imprimir

A partir deste mês de fevereiro o site da Fenaci apresentará entrevistas realizadas com os presidentes dos Sindimóveis filiados à Federação, onde os dirigentes terão a oportunidade de apresentar as expectativas e principais realizações de suas entidades.

Nesta primeira fase, conversamos com os presidentes do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina(Sincil) , Marco Antônio Bacarin e com o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (Sndimóveis-CE), José Maria Cavalcante Lima.

Um tema comum une os dois presidentes: a esperança que neste ano de 2012 o mercado imobiliário como um todo permaneça aquecido e que a categoria continue com sua curva ascendente de prosperidade e conquistas, contando com a participação cada vez mais efetiva e decisiva das entidades sindicais.

Análise e perspectivas do mercado imobiliário e da atuação da entidade sindical

José Maria Cavalcante - O mercado cearense ainda se encontra aquecido, embora dentro de um patamar um pouco menor do que o de 2011, com as vendas em bom ritmo, principalmente no segmento de loteamentos. Em relação ao trabalho do Sindimóveis, iniciamos o ano estabelecendo parcerias com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-CE) e com o Sindicato da Habitação (Secovi-CE), para a realização de vários eventos, dentre eles a oferta de 40 cursos relâmpagos, com assuntos pertinentes ao crescimento profissional da categoria e que contou com a adesão de mais de mil corretores e corretoras de imóveis. Foi um tremendo sucesso e bastante proveitoso para todos aqueles que participaram da iniciativa do Sindimóveis-CE.

Como foi dito anteriormente, já pudemos notar que o mercado continua ativo, com novos lançamentos em todos os segmentos. Constatamos, porém, que a velocidade de vendas caiu, mas acreditamos que com a retomada do crescimento econômico e com a manutenção da confiança do consumidor no mercado imobiliário poderemos assistir em breve a retomada dos índices de crescimento anteriores.

E para que esta expectativa se concretize, ampliaremos ainda mais a oferta de cursos e seminários visando prioritariamente o crescimento profissional dos corretores e corretoras de imóveis cearenses.

Marco Antônio Bacarin - Em 2011 tivemos uma intensa atividade do Sincil direcionada principalmente para áreas de atualização e crescimento dos corretores de imóveis, com foco primordial para o atual momento do mercado imobiliário e dos novos parâmetros de atuação profissional. Todo o trabalho de 2011, portanto, foi sempre no sentido de trazer a dinâmica do mercado mais para perto da categoria. Neste aspecto, considero que o ano passado foi extremamente proveitoso para o sindicato.

Em relação a 2012, nós iniciamos o ano acompanhando, principalmente, o momento pelo qual passa o mercado internacional, que proporcionou uma pequena retração no Brasil principalmente em relação a novos lançamentos. Portanto, estamos com uma perspectiva de preparar a categoria para esse novo horizonte que se avizinha, informando-os sobre os desafios bem como a melhor maneira de superá-los. Esta atuação do sindicato será diuturna, de forma que o profissional possa identificar os melhores nichos e as melhores oportunidades de negócios para continuar exercendo com excelência sua atividade profissional. Prioritariamente, a nossa tarefa consiste em acompanhar este momento importante do mercado imobiliário e direcionar o corretor de imóveis no caminho do sucesso.

Este ano será realizado, no mês de setembro, na cidade de São Paulo, o XXIV Congresso Nacional dos Corretores de Imóveis (Conaci). Como será a preparação dos Sindicatos para este que é considerado o maior evento da categoria?

José Maria Cavalcante - Estamos preparando uma divulgação maciça do evento junto aos corretores e corretoras de imóveis cearenses com o intuito de levarmos para São Paulo uma grande delegação de profissionais a fim de que possamos trazer para o nosso estado e para o nosso mercado todos os benefícios que a participação em um congresso desta envergadura propicia em termo de desenvolvimento na atividade profissional. Nossa principal meta será a preparação de uma participação destacada dos profissionais cearenses no evento, não só em termos de presença, como em termos e apresentação de temas e sugestões que venham a contribuir para o engrandecimento do nosso exercício profissional.

Marco Antônio Bacarin - Estamos muito entusiasmados, assim como cremos, grande parte dos corretores de imóveis brasileiros com a proximidade da realização deste XXIV Conaci, na cidade de São Paulo, no mês de setembro, principalmente se levarmos em conta as comemorações pelo cinquentenário da regulamentação da nossa profissão. O Sincil já começou, desde os primeiros dias deste ano a preparar todas as nossas atividades para que o sindicato possa facilitar o acesso dos corretores e corretoras de imóveis ao Conaci. Pretendemos levar uma grande caravana para São Paulo. Para que isso se torne possível, o Sincil vai envidar esforços para propiciar que o corretor de imóveis tenha todas as facilidades possíveis para que o profissional participe deste que é o maior evento da nossa categoria. A nossa intenção é levarmos para São Paulo a maior caravana paranaense da história dos Conaci’s. Ainda em relação às comemorações do cinquentenário da regulamentação da nossa profissão, aqui em Londrina e na região, estamos preparando toda uma programação diferenciada, que promete estar a altura da importância a data.