Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
E-mail

‘CARTA DE FORTALEZA’ RESUME 27º CONACI,
ONDE ‘MUDANÇA’ FOI A PALAVRA DE ORDEM

Da abertura solene, na noite de 4/9/2018, até o seu encerramento no dia 6/9, na véspera do Dia da Pátria, o XXVII Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (Conaci) propiciou aos seus mais de 700 participantes momentos de envolvimento cultural, conhecimento, aprimoramento e vastíssima troca de experiências. Promovido pela Fenaci e realizado pelo Sindimóveis-CE, o XXVII Conaci, que teve como palco o gigantesco Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, seguiu à risca o tema definido para nortear os debates desta edição, ou seja, “Brasil: hora de mudar é agora”.

Com a apresentação de um grupo de Maracatu, a presença de personalidades do mundo imobiliário, a entrega do Troféu Colibri, coquetel, música e muita animação, o Congresso foi solenemente aberto na noite de 4 de setembro. Depois, foram dois dias seguidos de conteúdo da melhor qualidade, com palestrantes e conferencistas do mais alto nível debatendo assuntos relevantes para o momento atual e o futuro do corretor de imóveis, bem como temas cruciais para o país no aspecto político e econômico.


Ao mesmo tempo abriu-se espaço para rodadas de negócios, por meio de um salão internacional imobiliário, o 6º Fórum da Mulher Corretora de Imóveis, o lançamento da Unimóveis Brasil, homenagens e sorteio de brindes.

A “Carta de Fortaleza”, lida pela presidente do Sindimóveis-CE e presidente do XXVII Conaci, Cristina Chaul, resume o que foi o evento e traduz um pouco do seu significado para a categoria dos corretores de imóveis.

Confira a seguir a íntegra da “Carta de Fortaleza” e veja imagens de momentos marcantes da 27ª edição do Congresso Nacional de Corretores de Imóveis:

XXVII CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis
4 a 6 de setembro de 2018
Centro de Convenções do Ceará
Fortaleza, Ceará

CARTA DE FORTALEZA

Prezados corretores e corretoras de imóveis de todo o Brasil,

O XXVII Congresso Nacional de Corretores de Imóveis (CONACI) revestiu-se de grande sucesso tanto em termos de público quanto pela qualidade de suas oficinas, palestras e conferências, contando com a efetiva participação da categoria, que compareceu em grande número – mais de 700 inscrições – e debateu, inspirados por especialistas do mais alto nível, sob o tema “Brasil: hora de mudar é agora”, propostas tanto de elevação e aprimoramento profissional quanto de atuação política dos Sindicatos e da Federação, no sentido de acompanhar e propugnar em todas as esferas de Poder causas que tragam benefícios ao corretor de imóveis.

O XXVII CONACI, realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, na bela e hospitaleira capital do Estado do Ceará, Fortaleza, com a competente atuação do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado do Ceará (SINDIMÓVEIS-CE), e sob a chancela da FENACI (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis), com o apoio de imprescindíveis parcerias, debateu assuntos extremamente relevantes para a categoria, dentro da perspectiva de um mundo e de um país que respira transformações e rupturas a cada segundo. Mas o evento não se limitou a debater unicamente o lado tecnológico ou econômico e abarcou também questões éticas e políticas, pois o país está às vésperas de uma eleição cercada por grande expectativa em relação ao futuro.

Dessa forma, além de abordar o panorama político-econômico do país, o XXVII CONACI debateu tecnologia, mercado imobiliário nacional e internacional, marketing digital, crédito imobiliário, vendas, avaliação imobiliária, compliance, relações de trabalho e aspectos jurídicos que envolvem a corretagem de imóveis. Sem contar o Fórum da Mulher, que, em sua 6ª edição, tratou de assuntos relevantes ao dia a dia das corretoras de imóveis.

O elevado nível do evento ficou patente por congregar entre palestrantes e representantes diversas entidades voltadas ao mercado imobiliário, como o SECOVI-SP, o Sistema-COFECI-CRECI, todos os SINDIMÓVEIS, a UNIMÓVEIS BRASIL e a CNPL, bem como instituições do porte da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e do SEBRAE.

Cabe também mencionar a enriquecedora participação nas rodadas de negócios da Siibra – o Salão Internacional Imobiliário no Brasil.

Em resumo, o XXVII CONACI cumpriu brilhantemente tudo aquilo que foi proposto por sua comissão organizadora. Foi plural e específico, abrangente e detalhista. Nestes dois dias de trabalho, foram debatidos com responsabilidade e profundidade o presente e o futuro da nossa categoria sob a égide de um Brasil que precisa de mudanças urgentes e de um mundo no limiar da 4ª Revolução Industrial, que exige aprimoramento constante de todos, em especial, da nossa categoria, a dos corretores de imóveis, pois o futuro não perdoa.

Os congressistas, temos certeza, saem do XXVII Conaci mais enriquecidos em termos de informação e mais preparados para enfrentar os desafios desta nova era, rumo ao que podemos denominar de Corretoras e Corretores de Imóveis 4.0.

Fortaleza, 6 de setembro de 2018

Joaquim Antonio de Mendonça Ribeiro
Presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis - Fenaci

Maria Cristina Chaul Barbosa
Presidente da Comissão Organizadora do XXVII Conaci