Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Imprimir

‘CONEXÃO FENACI’ VÊ NOVOS CAMINHOS
PARA CRÉDITO E MERCADO IMOBILIÁRIO

A coluna CONEXÃO FENACI de janeiro, publicada em 28/1/2019, na página B4 (Economia) do jornal O Estado de S. Paulo, aponta novos rumos e horizontes para o mercado imobiliário por conta de uma combinação favorável de fatores. Segundo o presidente da Fenaci, Joaquim Ribeiro, “a existência de recursos, aliada a mudanças macroeconômicas preconizadas pelo atual governo, cria um clima altamente favorável para o mercado imobiliário”.

A coluna ressalta que especialistas anteveem, já partir do primeiro semestre de 2019, o início de um ciclo de total retomada da construção civil e do mercado imobiliário. No entender do presidente da Fenaci, 2018 foi um ano de transição e preparação para o ciclo virtuoso que está por vir.

Com a taxa Selic fechando em 6,5% a.a., índice que deverá perdurar por longo período, e a inflação mantendo-se abaixo da meta – em 2018 foi de 3,75%, contra teto previsto de 4,5% –, a expectativa é amplamente positiva, segundo Joaquim Ribeiro. “Como os juros são fundamentais para o crédito e o financiamento é primordial para o mercado de imóveis, só temos visões otimistas para o ano que se inicia”, prevê.

CONEXÃO FENACI é publicada mensalmente no Estadão sempre na última segunda-feira de cada mês. Leia a íntegra da coluna de janeiro.