Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

XVII Conaci - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis

Imprimir

27, 28 e 29 de março de 1996 - Recife - Pernambuco

XVII Conaci - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis
27, 28 e 29 de março de 1996
Recife - Pernambuco

Carta do Recife

Os corretores de imóveis do Brasil, no Centro de Convenções, do Mar Hotel, em Boa Viagem, reunidos na cidade do Recife, Estado de Pernambuco, nos dias 27, 28 e 29 de março de 1996, realizaram o XVII CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis. Ao evento promovido pela FENACI - Federação Nacional dos Corretores de Imóveis e realizado pelo SINDIMÓVEIS/PE - Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de Pernambuco.

Os trabalhos foram iniciados às 08h30min. do dia 27, quando ocorreu a Sessão Preparatória, que discutiu e aprovou o Regimento Interno que regeria o desenvolvimento dos painéis das Sessões Plenárias.

De acordo com a decisão nacional, respaldada pelo anseio dos sindicatos estaduais, o temário fixou-se apenas em assuntos de ordem eminentemente técnica. Assim, resguardou-se a realização de Sessões Plenárias para o último dia de trabalho do congresso.

O projeto e o respectivo programa foi cumprido à risca, tendo mantido o auditório permanentemente lotado, numa demonstração do interesse dos colegas corretores pelos assuntos abordados.

Louvou-se, abertamente, a organização do XVII CONACI, que mesmo diante das imensas dificuldades de ordem financeira conseguiu atingir o objetivo.

Visava-se, agora após quase seis anos sem se realizar o congresso nacional da categoria, fazer-se um encontro didático, tecnicamente voltado para o aprimoramento do profissional da corretagem. Contudo, o tema central, que representa um despertar da consciência do corretor de imóveis para o mercado futuro, onde esta apurada a tecnologia da informática subordinou todo o trabalho.

Daí, o tema; “O Corretor de Imóveis Rumo ao 3º Milênio”, tinha a diretriz absoluta de mostrar os meios utilizados no Brasil e noutros países para o aperfeiçoamento da nossa profissão.

O eco do XVII CONACI chegou à Argentina, que nos enviou uma delegação da “Federación de la Union de Sistemas Computados Inmobiliários – Intersistemas”, à frente Jorge Alberto Caffarella.

O Canadá também se fez presente ao XVII CONACI, tendo “The Canadian Real State Association” nos enviado um video-tape sobre o que existe de mais moderno no mercado imobiliário daquele país da América do Norte, através do corretor Pierre Beauchamp.

Dos Estados Unidos veio o presidente da empresa “EC- Realty Network Inc.” que fez uma palestra sobre Sistema Integrado de Vendas, Enio Carvalho apresentando o alto nível de desenvolvimento daquele país.

Foi enfocada a “Globalização do Mercado Imobiliário” pelo presidente da Bolsa Nacional de Imóveis, Sr. Sandro Marcondez Pincherle.

A Unificação dos Profissionais Imobiliários em busca do Mercosul também foi uma preocupação permanente no teor de quase todas as palestras.

O avanço da cidade em direção ao campo, também foi alvo da palestra realizada pelo presidente do CRECI da 14ª Região, sob o tema “Colonização – Nova Fronteira Rural”.

Houve a participação do Governo Federal através de um painel dirigido, visando esclarecer os corretores sobre os trabalhos que vem sendo realizados na “Câmara Setorial Imobiliária”, do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo – MICT, que teve como palestrante o presidente do Instituto de Administração Imobiliária, Helzio Lívio Freda Mascarenhas a educação formal do corretor de imóveis também foi revista e os novos caminhos apontados pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Aldy Mello de Araújo, ao abordar o tema: “Escolaridade Uma Meta Alcançada”.

Visando uma tomada de posição do corretor de imóveis do Brasil ante a política fiscal do Governo Federal, sob a direção do presidente da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, foi procedida palestra sobre o tema: “Modernização do Erário Brasileiro – A Carga Tributaria Excessiva”, pelo tributarista Luiz Roberto Andrade Ponte.

Um dos aspectos mais tocantes - e inovador-, foi a apresentação de corretores de imóveis “de sucesso”, que foram ao púlpito para contar, rapidamente, a sua história, servindo de exemplo, de caminho e de suporte para o jovem e recém-iniciados na corretagem imobiliária.

Também houve oportunidade de se ouvir uma exposição de um dos co-autores do anteprojeto da Lei do Inquilinato, Geraldo Beire Simões que abordou a “Locação e Administração de Imóveis – Normatização dos Serviços”.

O financiamento de imóveis foi levado aos congressistas pelo Dr. Álvaro Mendonça, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que deu explicações técnicas sobre: “Fontes de recursos”; “Projeções e efeitos”; “Distinção de modelos”; “Repasse e sub-rogação do financiamento imobiliário”.

No campo das teses, foram aprovadas duas, pela seguinte ordem: “Cobrança de Honorários, pelo Corretor de Imóveis na intermediação e/ou elaboração do Contrato de Locação”, pelo corretor de imóveis Miguel Lobato de Vilhena, aprovada pelo plenário;

A segunda: “Criação de uma cadastro nacional de um registro de imóveis”, de autoria de José Genolino da Silva Carneiro.


Duas moções também foram aprovadas: a primeira pelo colega Roberto William Kruge, pedindo a ampliação do quadro em que a vitória do corretor de imóveis serve de incentivo à categoria;

A segunda moção, apresentada por Miguel Lobato de Vilhena, repudiando todas as ações de forma não civilizada que atinjam o corretor de imóveis no exercício de sua profissão, em sua honra, sua dignidade e sua cidadania.

Crentes que, nós, corretores de imóveis de todo o Brasil, aqui presentes atendemos ao chamamento da Federação e cumprimos com êxito a missão de salvaguardar os nossos avanços profissionais e ficarmos atentos e vigilantes na defesa dos nossos interesses, lavramos no final desse congresso este documento, intitulado “ CARTA DO RECIFE”, para registro nos anais da nossa história.

Octávio de Queiroga Vanderley Filho
Presidente do XVII Conaci

Fotos do Evento