Federação Nacional dos Corretores de Imóveis

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

XXI Conaci - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis

Imprimir
31 de maio a 3 de junho de 2006 Foz do Iguaçu-PR

XXI CONACI - Congresso Nacional de Corretores de Imóveis
31 de maio a 3 de junho de 2006
Mabu Thermas & Resort / Foz do Iguaçu-PR

CARTA DE FOZ DO IGUAÇU

Reunidos em Foz do Iguaçu, PR, entre 31 de maio e 3 de junho de 2006, mais de 1.200 corretores de imóveis de todos os estados brasileiros participaram do XXI Congresso Nacional de Corretores de Imóveis - XXI CONACI, com o tema “Ultrapassando Fronteiras”.

Realizado pela FENACI - Federação Nacional dos Corretores de Imóveis e pelo COFECI - Conselho Federal de Corretores de Imóveis, teve a participação de entidades internacionais, com a presença da NAR - National Association of Realtors, através de sua Diretora para a América Latina, e da CIMECH - Confederación Inmobiliaria del Mercosur y Chile, por seu Presidente.

Ultrapassar fronteiras, tema do Congresso, não significa apenas estender as transações imobiliárias além dos limites físicos de nosso território. Não significa apenas a participação de nossas entidades representativas e disciplinadoras em associações internacionais. Ultrapassar fronteiras é, também, buscar as mais modernas técnicas para coloca-las a serviço dos corretores de imóveis e das empresas imobiliárias. E esse é o objetivo do Programa Nacional de Inserção Tecnológica, em implementação pelo COFECI/FENACI.

Somente com o emprego de toda a tecnologia disponível poderá o Corretor de Imóveis atuar num mundo globalizado como o dos dias atuais. Foi divulgada, no XXI CONACI, a criação do Portal REDIMOB, o primeiro provedor corporativo do Brasil.

A avaliação imobiliária por corretores de imóveis, atividade cuja regulamentação foi proposição constante da Carta de Natal, do XX CONACI, realizado em junho de 2004, e do I CONSIM - Congresso Sul Imobiliário, de maio de 2005, foi objeto da Resolução COFECI nº 957/2006, que dispôs sobre a competência do Corretor de Imóveis para a elaboração de parecer técnico de avaliação mercadológica. Esta resolução, publicada três dias antes do início do XXI CONACI, terá sua vigência iniciada em 28 de agosto de 2006 e foi recebida com entusiasmo por todos os congressistas.

Crédito imobiliário, fontes de financiamento, fundos imobiliários e garantidores de locação, patrimônio de afetação, marketing, vendas e mercado imobiliário no Mercosul foram temas de oficinas, todas muito concorridas e produtivas.

Na oficina de Condomínios Urbanos destacou-se a importância da aprovação final e promulgação da nova lei de parcelamento de solo urbano, que se originará do Projeto de Lei nº 3057/2000, em tramitação na Câmara Federal, que cria uma nova forma de parcelamento de solo, o condomínio urbanístico, e traz inovações para os parcelamentos de interesse social e regularização fundiária.

Entre propostas, moções e teses, tiveram aprovação pelo Plenário do Congresso as seguintes:

1. Como tese, a criação de um Registro Nacional de Imóveis, de acesso on line, para modernização e dinamização dos serviços que dependam desses documentos públicos.

2. Moção aos presidentes da Câmara Federal e do Senado e ao Presidente da República, solicitando maior celeridade na tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº 3057/2000, que trata do parcelamento de solo urbano, e sua sanção, promulgação e publicação com a maior brevidade possível.

3. Moção ao presidente da Câmara Federal, solicitando maior celeridade na tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº 5810/2005, que trata da redução de impostos incidentes sobre os veículos que forem adquiridos por Corretores de Imóveis.

4. Proposta de instituição de um Hino do Corretor de Imóveis, a ser escolhido através de concurso, ficando inscrita, desde já, a Marcha do Corretor de Imóveis do Estado do Paraná.

Para sede do XXII CONACI, que deverá realizar-se no primeiro semestre de 2008, foi escolhida pelo Plenário do XXI CONACI a cidade de Brasilía/DF.

Foz do Iguaçu, 3 de junho de 2006

Daniel Fuzetto
Presidente do XXI CONACI

Fotos do Evento